PILARES DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE E ÉTICA

  • A Diretoria, por meio do Código de Ética, define os padrões de conduta ética e moral, bem como estabelece condutas internas exigidas aos Diretores, funcionários, estagiários e jovens aprendizes (“Colaboradores”) da Oliveira Trust , refletindo ainda valores e princípios que orientam os comportamentos morais junto a todos os relacionados, direta ou indiretamente com a prestação de serviços pela Oliveira Trust, à sociedade e áreas de relacionamento, estabelecendo as normas de disciplina interna, deveres e vedações.
  • Compreende a elaboração e atualização das diretrizes de integridade e ética, a fim de que estejam em conformidade com o Código de Ética, a legislação aplicável e com boas práticas de mercado.
  • As ações de educação e comunicação sobre o programa contribuem para que administradores e colaboradores:
    -Aprofundem o conhecimento das diretrizes de integridade e ética, bem como de sua aplicação aos negócios e à gestão de processos e de pessoas.
    – Estejam capacitados para identificar, prevenir e resolver dilemas éticos, conflitos de interesses, conflitos interpessoais e desvios de conduta inerentes às suas atividades diárias.
    – Conheçam os canais de comunicação, tais como: canal de denúncia, ouvidoria e fale conosco.
  • As práticas de comunicação e educação compreendem:
    – Plano de Comunicação: envolve campanhas de conscientização, comunicados sobre temas específicos relacionados à ética e divulgação de políticas e diretrizes.
    – Programa de Capacitação e Treinamento: é composto pelas ações de treinamento à distância e presencial.
  • O monitoramento contínuo da efetividade do programa e de possíveis necessidades de adequação é coordenado pela Diretoria de Compliance com atuação direta das diversas áreas da organização e com reporte periódico ao Comitê de Compliance e Riscos. Esse monitoramento abrange testes dos processos por Controles Internos e Compliance, acompanhamento de indicadores, gestão do canal de denúncias e tratamento de novas regulamentações que impactem o programa. Por meio dos resultados do monitoramento são identificadas necessidades de adequação e melhoria do Programa de Integridade e Ética. A avaliação do cumprimento do programa e de possíveis oportunidades de melhoria pode ainda ser realizada por empresa externa de auditoria, certificação ou acreditação.
  • O canal de denúncias da Oliveira Trust foi criado com o intuito de atender à Lei Federal Anticorrupção nº 12.846/2013 e à Resolução Bacen nº 4.567/17 e pode ser utilizado por funcionários, estagiários, temporários, jovens aprendizes, fornecedores, prestadores de serviços, clientes e outros que possuam informações que possam auxiliar no combate à corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, outras práticas criminosas, discriminação ou aos desvios de conduta. As informações fornecidas serão tratadas de forma confidencial e restrita aos responsáveis pela análise e apuração das denúncias, que poderão dar início a investigações internas, assim como a investigações de autoridades públicas, a depender do fato comunicado.

PROGRAMA DE INTEGRIDADE E ÉTICA

Código de Ética

Compliance e Controles Internos

Prevenção à Corrupção


Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo

Canal de Denúncias